DICAS DE COMO LACEAR SAPATOS
- Bianca Fernandes
- 25 de mai. de 2016
- 4 min de leitura
Hoje vim dar ideias de como lacear sapatos.
segue abaixo:

1 Dica: Laceando naturalmente
Use o calçado novo em casa. Esta é a saída mais fácil: se os sapatos não forem apertados demais, dá para calçá-los enquanto você vai da cozinha para a sala, do quarto para o banheiro, etc. Desse modo, o laceamento ocorrerá de forma natural. Este método pode levar no mínimo 2 dias para surtir efeito, mas é uma solução tão barata e simples que vale o esforço, certo?!
2 Dica : Laceamento com álcool
Faça uma solução de álcool com água. Encha um borrifador com 50% de água e 50% de álcool. Borrife o interior de cada sapato com a solução e calce-os por cerca de 20 minutos.Uma variação deste método é esfregar álcool puro diretamente nas partes do calçado que você deseja lacear.Depois de passar o álcool, calce a bota ou o sapato imediatamente, pois o álcool é uma substância que seca rapidamente.Outra opção é umedecer um par de meias com álcool, espremer o excesso de líquido e calçá-las. Em seguida, coloque os sapatos e mantenha-os nos pés até que as meias sequem. Repita a operação conforme o necessário.
3 Dica : Método da meia grossa
Coloque meias e use uma fonte de calor no calçado. Escolha as meias mais grossas que puder e calce os sapatos, os quais devem ser de couro a fim de que essa técnica seja eficaz. Agora, é preciso aquecer as partes apertadas usando um secador de cabelo e dobrando os pés para cima e para baixo o máximo que conseguir por 20 a 30 segundos.
Desligue o secador e continue com os sapatos até que esfriem. Experimente o calçado sem as meias para conferir se houve uma diferença.
Repita tal procedimento até chegar a um laceamento satisfatório. O próximo passo é passar um condicionador para couro para recuperar a hidratação natural do material, a qual pode ter sido prejudicada pelo calor do secador.[1]
Observação: o calor pode fragilizar os pontos do calçado unidos por cola—logo, todo cuidado é pouco na hora de usar este método em sapatos retrô ou mais antigos.
4 Dica : Laceamento com jornal
Recheie os sapatos com jornal umedecido. Depois de umedecer o jornal, amasse o material e use-o para preencher o espaço vazio dentro dos calçados. Procure inserir a maior quantidade de jornal possível, mas tomando cuidado para não deformar as peças. Caso isso aconteça, retire o papel úmido e recomece a operação até que o formato do sapato fique normal. Essa precaução é necessária a fim de evitar que os itens sejam alargados do jeito errado.
Deixe o par secar. Só então retire o jornal. Experimente o calçado para conferir se houve um alargamento.
Se você quiser um resultado mais visível, congele os sapatos para que expandam mais. Pode-se usar meias úmidas no lugar do jornal.
5 Dica : laceamento com bolas de meias
Junte alguns pares de meias para rechear cada sapato.
Pegue cada grupo de meias e faça 2 bolas.
Comece a preencher cada calçado com a bola feita de meias. É preciso rechear até a ponta da peça.(Faça a mesma coisa com o outro sapato)
Deixe o par laceando até o dia seguinte. Você notará a diferença.
6 Dica: Laceamento profissional
Pague um sapateiro para executar o serviço. Há profissionais que trabalham com máquinas capazes de alargar o calçado através do uso da pressão e de calor localizado para promover a expansão das dimensões desejadas.
O resultado fica tão preciso e ajustado às suas medidas e o preço é tão acessível (cerca de 40 reais) que vale a pena pagar o sapateiro, principalmente se o calçado for caro ou delicado.
Dependendo de cada caso, os sapatos podem levar mais ou menos 24 horas para ficarem prontos.

Dicas
O ideal é comprar os sapatos com bastante antecedência a fim de ter tempo de laceá-los a tempo. Essa dica é ainda mais válida caso se trate da preparação para ir a um baile, festa de formatura, de debutantes ou de casamento.
Não se esqueça de engraxar calçados feitos de couro depois de submetê-los a um processo de laceamento. Esse cuidado serve para amaciar e preservar o material e se faz ainda mais necessário se o método utilizado envolveu água ou uma fonte de calor.
Procure sempre experimentar os sapatos na hora da compra para conferir se as dimensões dão conforto aos seus pés. Caso contrário, você pode voltar à loja onde foi efetuada a compra e pedir para que alarguem o calçado, principalmente se o vendedor (nunca esqueça de pegar o nome de quem atendeu você!) jurou que o item lacearia com o uso.
Para garantir que calçados caros não fiquem danificados durante o processo de alargamento, faça um teste em modelos mais baratos. Assim, se você lacear demais e estragar o par, pelo menos o prejuízo não doerá tanto no bolso.
Caso você se interesse por um par fabricado por uma marca que traz o aviso de que o calçado não laceia, leve o assunto a sério. O fabricante não faria uma afirmação dessas à toa, então o melhor a fazer é deixar de lado suas falsas esperanças e encontrar um modelo que se ajuste corretamente às suas medida
Avisos
NÃO use o método do freezer em sapatos vintage ou retrô. O estrago pode ser irreversível!
Se você preferir passar o spray laceador enquanto está usando os sapatos, ponha meias velhas antes de calçá-los. Esse cuidado evita que sua pele acabe manchada caso o produto faça com que um pouco da tinta da peça se desprenda durante o processo.
Fique atento na hora de usar a técnica de laceamento com uma fonte de calor. Isso porque há calçados que apresentam várias partes coladas com um método que também usa o calor.
A sua prioridade deve ser sempre o conforto e a saúde dos seus pés. Mesmo que um par seja lindo, se os sapatos provocam bolhas, machucados ou joanete, é porque não são ideais para você.
Jamais use uma fonte de calor para lacear itens feitos de plástico, PVC e outros materiais sintéticos. Sapatos feitos com essas matérias-primas não alargam de jeito nenhum, além de liberarem gases tóxicos quando aquecidos.
Antes de experimentar o método do saco plástico com gelo, confira se o par não vai ficar danificado caso entre em contato com um pouco de água.
Comments